
Everton Batista – Centro Espírita Ponto de Luz Chico Xavier – Torres/ RS
Para ser considerado espírita, temos que ter em mente cinco conceitos básicos, a existência de Deus, como causa primeira de todas as coisas, a existência e sobrevivência do corpo físico após a morte, constatando que a morte para o espírito não existe, a pluralidade das existências, comunicabilidade entre o plano físico e o plano espiritual e a pluralidade dos mundos habitados, sendo os conceitos que diferenciam a doutrina espírita com outras agremiações religiosas.
No Evangelho segundo o Espiritismo, o capítulo XVII que se intitula Sede perfeitos, nos mostra o ensinamento maior de Jesus, em São Mateus capítulo 5, versículos 44 a 48, nós vimos a mensagem, amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam, porque, se somente amardes os que vos amam, que recompensa tereis disso? Não fazem assim também os publicanos? Se unicamente saudardes os vossos irmãos, que fazeis com isso mais do que outros? Não fazem o mesmo os pagãos? Sede, pois, vós outros, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celestial.
Nessas palavras Jesus coloca um de seus ensinamentos primordiais, mas que é tão difícil de seguirmos. Como Ele mesmo disse, amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, a estes dois mandamentos estão sujeitos todas as leis e os profetas. Mas por nossa inferioridade moral nos deixamos levar pelo ego, pelo sentimento de superioridade, por não relevar as atitudes dos outros e por nos sentirmos magoados por tudo.
O verdadeiro espírita é aquele que se esforça para domar as suas más inclinações, aquele que sempre está ouvindo a voz de sua consciência lhe cobrando para fazer o que é certo 24 horas do dia, estuda a sua doutrina para que possa pratica-la com a sua plenitude, o verdadeiro espírita sabe que é imperfeito e anda em direção da perfeição seguindo os caminhos dos ensinamentos do amado mestre Jesus, enfim o verdadeiro espírita se esforça e luta permanentemente contra as suas imperfeições e busca incansavelmente a sua transformação moral, condição fundamental para compreendermos o verdadeiro conceito do que é ser espírita.
Muita paz e luz.



