
Passo de Torres se destacou no XIII Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, promovido pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina – FECAM, na última semana, em Chapecó. O evento reuniu a maioria dos representantes dos municípios do estado, com o objetivo de fortalecer a gestão cultural e promover a troca de experiências.
O grande destaque foi a conquista do 1º lugar no Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural 2025, na categoria Desenvolvimento de Programas e Projetos que Promovam a Circulação Artística. O reconhecimento veio pelo projeto Grupo de Arte e Cultura – que integra a Banda Marcial, o Coral Municipal e o Grupo Folclórico Dona Finoca – que estão instituídos por lei.
O prefeito Valmir Rodrigues parabenizou a equipe e ressaltou a importância da descentralização da cultura. “É um exemplo de como é possível levar arte, música e tradição a todas as comunidades, valorizando nossos talentos locais e promovendo inclusão. A cultura precisa estar onde o povo está e é isso que estamos fazendo em Passo de Torres”.
Eleição do CONGESC
Durante o fórum, o diretor de cultura de Passo de Torres, Jaime Batista, também foi eleito vice-presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina – CONGESC. Além de ser homenageado pela FECAM, por meio do mesmo conselho, pelo reconhecimento da sua contribuição como ex-presidente fortalecendo a gestão pública da cultura nos municípios catarinenses, deixando um legado significativo para a política cultural de Santa Catarina.
Com apoio da Prefeitura de Chapecó, da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina- AMOSC, da plataforma Prosas e de outros parceiros, o evento foi um importante espaço de debates, oficinas, apresentações e intercâmbio cultural.