Nesta segunda-feira (11/11), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, cumpriu três mandados de busca e apreensão e três prisões temporárias por participação em organização criminosa, falsidade ideológica e furto qualificado. O crime é referente ao furto de uma carga de 27,5 toneladas de polietileno, avaliada em aproximadamente R$ 200 mil.
A ação contou com o apoio da Delegacia de Repressão ao Racismo e aos Delitos de Intolerância, também da DEIC/PCSC, e da Polícia Civil do Paraná, por meio do DENARC de Londrina. As ordens judiciais foram cumpridas nas cidades de Londrina e Jataizinho, ambas no Paraná.
Os suspeitos, devidamente cadastrados em plataforma de contratação de serviços de frete, foram contratados para o transporte da mercadoria. Após, retirarem a mercadoria do depósito não se dirigiam ao destino da entrega (SP), mas rumaram para a cidade de Londrina, onde realizaram o transbordo da carga e, na sequência, comunicaram suposto roubo da carga, por meio de envio de registro de ocorrência falsa.
O fato que ensejou a operação ocorreu em agosto de 2023 e há indícios de que os suspeitos tenham se utilizado do mesmo “modus operandi” em outras ocasiões, subtraindo inúmeras cargas pelo Brasil, acarretando prejuízos milionários aos proprietários das mercadorias subtraídas.
Durante o cumprimento dos mandados de busca e prisão, houve a apreensão de aparelho celular de um dos alvos, o qual será devidamente analisado e periciado para amplo esclarecimento dos fatos apurados.