Primeiro feriado da pré-temporada da Estação Verão tem 81 salvamentos por afogamento registrados



O primeiro feriado prolongado da pré-temporada da Estação Verão foi concluído com êxito pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Com as temperaturas elevadas na maior parte do Estado, as praias do litoral, bem como rios e lagos no interior, receberam um grande fluxo de moradores e turistas, incluindo um aumento significativo de visitantes internacionais neste ano.

Durante o período de 12 a 18 de novembro, que incluiu o feriado prolongado do dia 15, foram realizados 81 salvamentos de vítimas de afogamento em Santa Catarina. A maioria das pessoas resgatadas eram homens com idade média de 28 anos. Como em temporadas anteriores, os horários com maior incidência de ocorrências foram entre 14h e 18h.

Neste período, não foram registrados óbitos em áreas monitoradas por guarda-vidas, o que reflete o sucesso das ações preventivas realizadas pela corporação. Entre os dias 12 e 18 de novembro, três óbitos por afogamento foram confirmados em áreas sem cobertura de guarda-vidas: dois em águas salgadas, nos municípios de Penha e Itapoá, e um em água doce, em uma cachoeira em Siderópolis.

O CBMSC reforça a importância de adotar medidas básicas de prevenção a afogamentos, como consultar as praias guarnecidas por guarda-vidas por meio do aplicativo CBMSC Cidadão, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS. O aplicativo permite verificar, antes de sair de casa, as praias sinalizadas com bandeira verde, indicando condições favoráveis para banho e baixo risco de afogamento.

Nos locais sinalizados com bandeira preta, os postos de guarda-vidas estão desativados, e essas áreas devem ser evitadas para banho. Atualmente, 95 postos estão ativos durante a semana em Santa Catarina, aumentando para 181 nos fins de semana de novembro. Este número será ampliado gradativamente até a alta temporada.



Notícias relacionadas