Nosso Whatsapp (48) 99969-9392

Migração de Cães em Balneário Gaivota Preocupa Protetoras da Causa Animal

A migração de cães para Balneário Gaivota tem sido motivo de grande preocupação para as Protetoras da Causa Animal do município. O grupo tem notado uma crescente movimentação de animais que não são da convivência local, levantando o alerta para a prática de abandono por tutores de cidades vizinhas.

A protetora Vania Costa, em nome do grupo, faz um apelo claro: “Os municípios precisam fazer campanhas de conscientização para que os tutores de cães não abandonem seus animais de estimação nas cidades vizinhas.”

Balneário Gaivota Vira Alvo de “Desova”
Segundo Vania Costa, a cidade de Balneário Gaivota, por estar implementando programas de Bem Estar da Causa Animal, pode estar se tornando um alvo para a “desova” (abandono) de cães.

“Não tenho dúvidas que nossa cidade, devido ao fato de estar com programas de Bem Estar da Causa Animal, onde com apoio da Prefeitura já castramos cerca de 500 cães e gatos, está sendo alvo de desova de cães de grande porte, cadelas no cio e com filhotes e que vem causando transtornos aos nossos moradores”, afirma a protetora.

Ela ressalta a urgência de os municípios vizinhos agirem, promovendo campanhas de conscientização em escolas e na imprensa para educar os tutores sobre o crime de abandono. Uma das medidas cogitadas para mitigar a migração e facilitar a identificação dos animais é a implantação de microchips nos cães do próprio Balneário Gaivota.

Abandono de Animais: É Crime, Dá Prisão

Vania Costa reforça que abandonar animais domésticos é crime e que os tutores precisam estar cientes das consequências legais de tal ato.

“Além do mais, é crime abandonar animais domésticos. A lei federal nº 9.605/98 estabelece pena de prisão e multa que podem ser aumentadas se o ato resultar na morte do animal”, destaca.

A protetora faz questão de frisar a alteração recente na legislação que intensificou as penalidades: “Vale lembrar que uma nova legislação, a lei federal nº 14.064/20, sancionada em setembro de 2020, aumentou a pena de detenção, que era de até um ano, para até cinco anos para quem cometer esse crime”.

DENUNCIAR É PRECISO

A população pode colaborar para evitar a desova de animais no município. Por isso é importante que denunciem às autoridades policiais. “Faça uma foto ou vídeo quando ver alguém abandonando um animal, pegue o número da placa do veículo. Isso ajuda muito a conter esse ato criminoso “, finalizou.
(Fotos: cães na rua)

Compartilhe!