
Everton Batista – Centro Espírita Ponto de Luz Chico Xavier – Torres/ RS
No capítulo 1 do O Livro dos Espíritos que é um livro de perguntas e repostas, Kardec já na primeira pergunta começa mostrando todo o seu conhecimento fazendo uma pergunta que é fantástica. Ele não pergunta quem e nem o que é, mas sim que é Deus? Quantos de nós hoje com toda essa tecnologia e sabedoria na palma de nossa mão teriam a capacidade de formular essa pergunta, teríamos perguntado quem ou o que é Deus, mas quem não pode ser pois Deus não é uma pessoa ou indivíduo e o que também não, pois Deus não é algo, por isso que a pergunta é certeira em colocar a palavra que na pergunta.
Os espíritos então vieram para elucidar uma das questões mais emblemáticas de toda a História, Que é Deus, e os espíritos responderam que Deus é a inteligência suprema causa primeira de todas as coisas. Com essa definição podemos ter uma noção de Deus, os espíritos responderam com toda a simplicidade mas com absoluta segurança. Kardec na questão de número dois quer saber mais e pergunta que se deve saber por infinito e a resposta é o que não tem começo e nem fim, o desconhecido pois tudo que é desconhecido é infinito, essa foi a resposta.
Já na questão de número três Kardec interpela os espíritos fazendo a pergunta poder-se-ia dizer que Deus é infinito, já a resposta venho revelando o quão estamos atrasados em conhecimento, os espíritos responderam que a pergunta tem definição incompleta, pobreza da linguagem humana, insuficiente para definir o que está acima dos homens. Muitos conceitos não temos como debater pois está acima de nossa compreensão ainda aqui nessa Orbe e nessa reencarnação.
Importante questão fala sobre a existência de Deus, essa questão é a de número quatro e faz a pergunta, onde se pode encontrar a existência de Deus? E a resposta vem na mesma linha de raciocínio das outras perguntas e repostas, “num axioma que aplicais a vossa ciência, não há feito sem causa. Procurai a causa em tudo que não é obra do homem e a vossa razão lhe responderá. Para crer em Deus basta lançar os olhos sobre as obras da criação, o universo existe logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo o efeito tem uma causa, e avançar que o acaso nada pode fazer alguma coisa.
Uma das provas da existência de Deus é o sentimento íntimo que temos da existência de Deus, que foi colocado por Ele nos nossos corações espirituais pelo Criador, em forma de luz que nos ilumina a vida. Sendo assim nós temos algo dentro de nosso íntimo que não se vende, não se dá, ninguém tira é o nosso patrimônio, que brilha em nós com alegria e esperança, nos dando a meta de educar e instruir desabrochando todos os talentos passando a ser a nossa vida em Cristo, na presença de Deus.
Muita Paz e Luz.



