
Segundo a Polícia Civil, a investigação teve início em 2024, após denúncias que indicavam a existência de um esquema envolvendo práticas como peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
A Polícia Civil de Santa Catarina atualizou informações sobre a operação Happy Nation, deflagrada na manhã desta terça-feira (3), em Blumenau, que apura suspeitas de corrupção, rachadinha e lavagem de capitais envolvendo um vereador e servidores públicos da Câmara Municipal e da Prefeitura.
A ação foi conduzida pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Capitais, vinculada ao Departamento de Investigações Criminais de Blumenau. Ao todo, mais de 30 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços de Blumenau, Videira, Balneário Camboriú e Itapema, todos expedidos pela Vara Estadual de Organização Criminosa.
Segundo a Polícia Civil, a investigação teve início em 2024, após denúncias que indicavam a existência de um esquema envolvendo práticas como peculato, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Entre os fatos apurados está a exigência de repasse de parte dos salários de servidores comissionados indicados por agente político, prática conhecida como rachadinha, além do recebimento de vantagens indevidas relacionadas a contratos públicos firmados com a administração municipal.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, dois investigados foram presos em flagrante por lavagem de capitais após serem encontrados com grandes quantias de dinheiro em espécie. Um terceiro investigado foi flagrado na posse de munições de uso permitido e acabou liberado após o pagamento de fiança.
A Polícia Civil informou que o militar aposentado preso em flagrante é o próprio vereador investigado. Em razão dessa condição, ele foi conduzido ao Exército, conforme o procedimento legal aplicado a militares, e posteriormente passou por audiência de custódia.
Ele acabou liberado, devendo responder ao processo em liberdade. Também foram determinadas medidas judiciais como a indisponibilidade de bens e a apreensão de veículos ligados aos investigados.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam e que novos detalhes serão divulgados conforme o avanço das diligências e decisões judiciais.
“Nesta manhã, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Capitais do Departamento de Investigações Criminais de Blumenau (DECRIM/DIC), deflagrou operação policial visando dar cumprimento a mais de 30 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela Vara Estadual de Organização Criminosa.
As ordens foram expedidas no bojo de uma investigação instaurada pela Polícia Civil no ano de 2024, quando aportaram neste Departamento denúncias sobre o envolvimento de um vereador e funcionários da Câmara Municipal e Prefeitura Municipal com práticas escusas tais como peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de capitais.

