Análise do do IMA é divulgado uma vez por mês
Segundo o relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) o litoral de Santa Catarina fechou o mês de agosto com quatro de cada cinco pontos considerados próprios para banho.
Foram 237 pontos monitorados, sendo que 192 (81%) os banhistas podem aproveitar sem medo.
No relatório, há ainda 45 pontos impróprios, o equivalente a 19%, e inclui praias centrais em Balneário Camboriú e Itapema, praias no litoral norte do estado.
Além da Capital, outros 26 municípios litorâneos são monitorados nos relatórios do IMA, englobando mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte do Estado.
As outras cidades são Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.
São colhidas cinco amostras da água em um mesmo ponto com um intervalo de uma semana entre cada: se ao menos quatro delas (80%) tiver até 800 Escherichia coli por 100 mililitros, o local é próprio; caso não atenda a esse critério ou haja mais de 2 mil micro-organismos na coleta mais recente, ele é impróprio.
Durante a baixa temporada, que se estende de abril a outubro, o relatório de balneabilidade é divulgado mensalmente. Já na alta temporada, isso é feito uma vez por semana.