Saiba o que é mais saudável, manteiga ou margarina?



A  Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de margarina ao invés da manteiga.

Elas estão presentes na primeira refeição do dia, nos lanches e na preparação de alguns pratos da culinária brasileira. A manteiga, como a opção de um amarelo mais forte, em embalagens transparentes ou em cubos, e a margarina, com um amarelo mais contido, junto a um pequeno pote. Mas afinal, qual delas é a opção mais saudável? Segundo especialistas da área, a resposta não é tão simples.

A gordura presente na manteiga é a saturada, facilmente digerida pelo corpo e utilizada para fornecer energia e produzir hormônios, o que tem um aspecto positivo. Mas, em grandes quantidades, pode apresentar riscos à saúde, como mostra um estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine.

Já a margarina, na qual as gorduras presentes são as insaturadas, pode provocar um aumento no colesterol considerado “bom” (HDL) e diminuir o considerado “ruim” (LDL). No entanto, a presença da gordura trans no alimento de origem vegetal é considerado um ponto negativo.

Quimicamente alterada, ela não é facilmente digerida pelo organismo e por isso, pode se acumular tanto no sangue quanto em órgãos importantes. Versões atualizadas de margarina sem gordura trans, consideradas melhores, já podem ser encontradas no mercado.

 

O que é melhor manteiga ou margarina OMS?

A  Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de margarina ao invés da manteiga. Essa recomendação é feita porque a manteiga é rica em gordura saturada e colesterol, substâncias frequentemente relacionadas ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.


Notícias relacionadas