PREFEITURA EMITE NOTA OFICIAL SOBRE A PONTE DE CONCRETO



EDITORIAL

O jornal Nortesul se reservou anteriormente de noticiar o fato de que a ponte teria um risco eminente de cair  para não causar nenhum pânico à população local. Entendemos que mesmo sendo publicado em  grandes veículos de comunicação e espalhados em muitas redes sociais de pessoas particulares, não achamos necessário a publicação sem termos acessso à fonte original da informação, muito menos acesso ao profissional  citado nas matérias. Importante sim, a segurança da vida de todos nós usuários da ponte, porém deve haver limites e a extrema proibição de veículos pesados, como os que passam pela madrugada com o intuíto de desviar do posto do ICM na BR 101. Por várias vezes registramos caminhões e ônibus de grande porte usando a passagem livremente. Uma sugestão deste veículo de comunicação, seria a colocação de um pórtico de limite de altura para evitar que veículos pesados transitem pelo local.

                                                                                                                              Rede Nortesul de Comunicações Ltda.

NOTA DA PREFEITURA

A Prefeitura de Passo de Torres, por meio de laudo técnico realizado em 2023 pelo Engenheiro Civil Estevam Ricardo (CREA-SC 031143-0) e Engenheiro Mecânico Adilson José Marcos (CREA-SC 019095-4), vem a público esclarecer sobre a REAL SITUAÇÃO da Ponte Anita Garibaldi, divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Após análise técnica, é importante ressaltar que, embora apresente danos aparentes, a estrutura da ponte NÃO REPRESENTA RISCO DE QUEDA EMINENTE, conforme constatado pelos especialistas.

Os engenheiros classificaram as condições gerais da ponte como satisfatórias, indicando a presença de impactos mínimos e recuperáveis. Esses impactos mínimos referem-se a pequenas perdas de desempenho e funcionalidade, principalmente relacionadas à estética.

Em resumo, trata-se de problemas ocasionados por desgastes naturais identificados pelas vistorias que são realizadas regularmente e que podem ser corrigidos com intervenções pontuais, não representando ameaça imediata à segurança da estrutura.

Durante os trabalhos de inspeção, foram identificados sinais de oxidação, corrosão e ferrugem nas vigas metálicas. Contudo, a perda de massa e espessura, dentro dos parâmetros encontrados (650 a 1500 g/m² e 80 a 200 micras, respectivamente), não compromete de imediato a integridade da estrutura.

Destacamos que a passagem de veículos com peso superior a 10 toneladas está proibida, conforme sinalização no local, e a Prefeitura conta com o apoio da Polícia Militar para fiscalizar e multar os infratores.

Como medida preventiva, serão instalados obstáculos para impedir a passagem de caminhões pesados, visando evitar potenciais danos à estrutura causados por condutores imprudentes.



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