Práticas pedagógicas diferenciadas estimulam alunos da Rede Municipal de Educação de Sombrio



Os professores da Rede Municipal de Ensino de Sombrio têm desenvolvido projetos pedagógicos que vão além da prática habitual. Projetos que envolvem o ensino do xadrez nas aulas de educação física, cultivo de plantas nativas, momentos na brinquedoteca, práticas de reciclagem, jogos matemáticos, estudos diferenciados sobre elétrica, sistema solar e visitas técnicas e outros, dão aos alunos sombrienses uma vivência que vai além das salas de aula.

Segundo os relatos dos professores, os alunos que participam dos projetos estão mais motivados e interessados na aula, participam de maneira mais ativa e, claro, sempre querem mais projetos novos. A diferença é percebida mesmo pelos professores quem mantém a prática pedagógica mais tradicional.

As mais de 30 experiências registradas em todas as escolas municipais foram compartilhadas na Semana Pedagógica de Sombrio. Segundo a comissão organizadora da Secretaria de Educação, o Seminário Municipal de Boas Práticas Pedagógicas, parte da programação, foi o ponto alto das atividades: “Os professores foram os protagonistas, contando suas experiências diferenciadas nas escolas sombrienses e as apresentações dos trabalhos foram de excelência. Esta formação é fruto de um grande trabalho coletivo que irá gerar importantes frutos a todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.”

O Salão Paroquial ficou lotado, até o final das apresentações, com uma rica troca de experiências. Segundo a gestão municipal de educação, estes projetos são um grande diferencial na vida de alunos e da educação sombriense: “Uma história marcada por educadores que fazem a diferença, que não somente ensinam, mas inspiram, com suas práticas pedagógicas democráticas.”



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