Na manhã desta quinta-feira, 16 de março, Praia Grande recebeu os geólogos e pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB – CPRM) que farão o mapeamento e reconhecimento do território Geoparque para trabalhos específicos em cada área do projeto Geodiversidade do Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Caminhos dos Cânions do Sul.
Na ocasião o secretário de Cultura de Praia Grande, Kauê Bellettini, e o diretor do Geoparque, Gislael Floriano, receberam os pesquisadores no Centro de Apoio ao Turista e sede do Geoparque para conhecer o funcionamento do mesmo.
As pesquisas vão acontecer até o dia 24 de março, neste período, a equipe irá visitar os principais geossítios dos municípios do Geoparque para realizar um reconhecimento geral da área, etapa fundamental para as atividades que serão realizadas ao longo deste ano em todo o território.
O Projeto vai beneficiar toda a região, através da caracterização do meio físico, suas potencialidades e limitações frente a diversos usos como, ocupação urbana, agricultura, recursos hídricos, recursos minerais e geoturismo, subsidiando as ações dos gestores locais, do Consórcio Intermunicipal e demais tomadores de decisão, bem como a comunidade local.
A geodiversidade compreende a diversidade natural dos componentes geológicos, geomorfológicos, pedológicos e hidrológicos, ainda analisando os seus sistemas, estruturas, conjuntos e relações.
No conceito Unesco, o Geoparque é uma área geográfica única e unificada, onde os locais e as paisagens de significado internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.