A obra de assentamento da rede coletora teve inicio no bairro Colares, conforme o planejamento da companhia responsável.
Um marco para o desenvolvimento da infraestrutura e saúde dos passotorrenses teve início nesta semana. A implantação do saneamento básico no município é uma obra aguardada há muitos anos pela comunidade e começou a sair do papel após esforços da Prefeitura de Passo de Torres, por meio da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).
O investimento é prioridade desde o início da atual gestão, que elaborou o Plano Municipal de Saneamento Básico para padronizar as operações do setor. Os trabalhos iniciaram no Bairro Colares conforme o planejamento da companhia responsável.
A Casan inicia os trabalhos com a perfuração das ruas para a coleta e tratamento de esgoto. A primeira etapa é o assentamento da rede coletora e a segunda fase implicará na construção da estação de tratamento. “O objetivo é que pelo menos metade do esgoto do município seja tratado. Isso é considerado um desafio, visto que Passo de Torres é a oitava cidade que mais cresceu no Brasil. Não é uma obra que aparece, mas de fundamental importância para a qualidade de vida da população, com a redução de problemas de saúde e da poluição”, diz o prefeito, Valmir Rodrigues.
O novo Marco Legal do Saneamento Básico visa garantir melhorias das redes de distribuição de água e esgoto, assegurando a universalização desses serviços. O Termo Aditivo N° 002/2022 pretende para atingir, ainda em 2024, 50% de atendimento para os serviços de coleta e tratamento de esgoto sanitário em Passo de Torres.
Athos Comunicação