Passo de Torres se destaca como uma das cidades que mais cresceram no Brasil, mas recursos insuficientes do FPM dificultam atendimento às demandas da população.
A cidade de Passo de Torres, localizada no extremo sul do estado, comemora seu expressivo crescimento populacional nos últimos anos, conforme apontado pelo Censo de 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade conquistou a oitava posição no ranking das cidades que mais cresceram proporcionalmente em todo o país, apresentando um aumento de 95% em sua população.
Com cerca de 6 mil habitantes há alguns anos, Passo de Torres agora conta com 12.897 habitantes, um crescimento significativo que reflete o trabalho incansável da comunidade e os investimentos realizados para impulsionar o desenvolvimento do município. No entanto, esse crescimento traz consigo novas necessidades e desafios para a cidade, exigindo melhorias na infraestrutura, saúde, educação e outros serviços para acompanhar o ritmo acelerado de desenvolvimento.
Para atender a essas demandas crescentes, é essencial contar com os recursos adequados. No entanto, a atualização dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) com base no crescimento populacional recente é uma questão de extrema importância para a administração municipal. Atualmente, Passo de Torres recebe recursos do FPM com base no Censo de 2010, quando o município possuía uma população menor. Isso significa que a cidade está recebendo menos recursos do que realmente necessita para suprir suas demandas.
O prefeito de Passo de Torres Valmir Rodrigues ressaltou a necessidade de lutar pela atualização dos recursos do FPM de acordo com o crescimento populacional recente. “Os recursos recebidos atualmente do governo federal não são suficientes para atender a todas as demandas da cidade em constante desenvolvimento. Nos últimos três anos, a gestão municipal avançou significativamente, destacando-se pela qualidade da educação, investimentos na ampliação dos atendimentos em saúde e pela concretização de obras importantes”, disse o prefeito.
A administração municipal busca garantir que os recursos destinados a Passo de Torres pelo governo federal sejam proporcionais ao número crescente de habitantes e às demandas emergentes do município. “É fundamental contar com recursos adequados para continuar construindo um Passo de Torres cada vez melhor para todos os cidadãos, garantindo serviços de qualidade e o desenvolvimento sustentável do município”, finalizou Valmir.