17 anos de notícias registradas em mais de 800 exemplares
Na última quinta-feira, 21, o diretor do Jornal Nortesul de Passo de Torres fez um feito que ele acredita ser inédito na região, doou o arquivo do seu jornal impresso de 17 anos de atuação. Foi entregue ao historiador e Diretor de Cultura de Passo de Torres, Jaime Batista e ao Auxiliar Administrativo do Departamento de Cultura, Marcelo Ribeiro. Para Jaime o arquivo será mais uma fonte de pesquisa ao cidadão que procura informações registrada no único jornal genuinamente criado no município há 17 anos atrás. Para Valmoci, proprietário do jornal, o arquivo conta história de pessoas da comunidade, empresas, ações e mudanças políticas nos Poderes Executivo e Legislativo Municipal. “Acredito que o jornal impresso será o único documento que ficará disponível por muitos anos disponível aos interessados que buscam informações antigas do município. É um documento que mostra a verdade, não tem como editar ou voltar atrás como a Internet, é real, está ali escrito sem Fake News”, disse Valmoci.
O que já fizemos pela comunidade
Durante os 17 anos, o Nortesul encabeçou e participou de muitas ações e campanhas junto ao governo do Estado como foi a revitalização da SC 290 que estava praticamente intransitável. O jornal se uniu com um vereador local e acionamos dois deputados e em poucos dias estávamos na frente do Secretário de Infraestrutura do governo do estado mostrando a situação. Meses depois a revitalização estava concluída no governo
Na parte de Segurança Pública em parceria com a CDL local que tinha o próprio diretor do Jornal como presidente, onde juntos, organizaram duas manifestações que foram atendidas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado enviando mais efetivo policial ao município que crescia cada vez mais.
Em uma das oportunidades, Passo de Torres não estava na lista dos municípios contemplados com uma viatura policial, pois o diretor do Nortesul, tendo conhecimento de pessoas dentro do governo (Moisés) o município recebeu a sua viatura tão esperada.
Outras ações pontuais que tiveram o jornal Nortesul como voz da comunidade lograram êxito, a exemplo da matéria feita na comunidade de Sanga da Madeira, onde os moradores locais viviam com grandes dificuldades de terem água potável. Na época, apenas um poço do lado de Torres servia os moradores através de uma precária ligação por cima do rio Mampituba. A solução chegou após manifestação da comunidade e da repercussão da imprensa local.
“Acredito que a imprensa tem poder de não somente levar informação, mas de solucionar algo através de notícias e críticas em defesa da comunidade que muitas vezes fica esquecida e com dificuldades na área da Saúde, Educação e Infraestrutura”, disse o diretor do jornal.