Na Semana da Pessoa com Deficiência que inicia nesta segunda-feira, 21 de agosto, Torres promove, no próximo sábado, Passeio sobre Rodas e Caminhada Inclusiva e ainda extensa programação em demais dias. “Rompendo barreiras, garantindo acessibilidade e inclusão.” é o tema definido para ação na Semana Estadual da Pessoa com Deficiência de 2023. Em Torres, para marcar a Semana, será realizado o Passeio no dia 26 de agosto, a partir das 9h, com encontro marcado na Praça em frente à SAPT. Todas as 17 escolas municipais estarão presentes.
A Secretaria Municipal de Educação junto com a Coordenação de Educação Especial Inclusiva, em cumprimento da lei municipal Lei Nº 5.185, de julho de 2021, compartilha propostas a serem desenvolvidas dentro dos espaços educacionais da rede, visando assim uma semana de atividades diferenciadas. O programa contará com a parceria e ação coletiva de todos os profissionais da educação municipal, famílias, apoiadores e comunidade escolar.
A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, (Lei nº 14.414/1995 e Lei nº 13.320/2009), ocorre anualmente de 21 a 28 de agosto, e tem como objetivo dar visibilidade aos conceitos de acessibilidade e inclusão, promovendo a conscientização da sociedade gaúcha sobre as potencialidades desse segmento social.
Estão convidadas para o Passeio sobre rodas e Caminhada da inclusão, todos os estudantes, familiares, amigos e pessoas interessadas na causa. O passeio em via pública terá início na Praça em frente a SAPT e término da atividade na Praça Claudino Nunes Pereira com percurso pela Avenida Beira Mar.
Nas escolas, a organização contará com a parceria e construção coletiva; professores de Educação Especial, professores, monitores, equipe pedagógica e diretiva.
Nesta segunda-feira, 21 de agosto, consta da programação, momento cívico para marcar o início da Semana da Pessoa com Deficiência. Na terça-feira, 22 de agosto e/ou na quarta-feira, 23 de agosto, será exibido um filme nas escolas com a temática inclusiva no seu roteiro. Na quinta-feira, 24 de agosto, será promovido o compartilhamento de boas práticas dentro da temática inclusão, com visita à Sala de Recursos e no sábado, 26 de agosto, o Passeio sobre Rodas e Caminhada da Inclusão.