Mulheres cientistas é o tema da oficina oferecida em parceria entre IFC e Prefeitura Municipal de Sombrio



Quem desenvolveu os princípios do Wi-Fi e do Bluetooth? Quem possibilitou o surgimento de tratamentos de radioterapia? Quem elaborou o primeiro algoritmo de computador e tantas outras perguntas poderão ser respondidas na oficina Por que precisamos falar sobre mulheres cientistas? Reflexões em História e Natureza da Ciência.
Ministrada pela Mestra Larissa Nascimento Pires e oferecida em parceria entre o Instituto Federal Catarinense – IFC e a Prefeitura Municipal de Sombrio, a oficina oferecida aos professores, é parte do Ciclo de Capacitações: Formação Científica e Tecnológica da 3ª Mostra Cienciação.
A organização da oficina adianta a resposta das perguntas acima: “Todas essas descobertas foram protagonizadas por mulheres, em meio a um contexto de trabalho científico predominantemente masculino e diversos obstáculos para o acesso e a permanência delas no meio científico.”
O objetivo principal é fornecer subsídios para explorar a história de mulheres cientistas no contexto da educação básica, de forma que alunas e alunos possam reconhecer a ciência como um ambiente plural, com a presença de homens e mulheres.
As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

As outras oficinas a serem realizadas são:

Uso da ferramenta de edição de vídeo no celular ministrante – Oficina presencial
Dia 06/10/2023
Ministrante: Mestre Ulysses Tavares Carneiro;

Inteligência Artificial e a produtividade – Palestra virtual
Dia 10/10/23
Ministrante Prof. Dr. Vanderlei de Freitas Júnior

A importância das feiras de trabalhos para construção do pensamento científico
Data a definir
Ministrante: Doutora Fátima Peres Zago de Oliveira

O Uso das Tecnologias Digitais na Educação Infantil: Aproximando Mundos – Oficina Presencial
Dia: 08/11/2023
Ministrante: Profª PhD. Sandra Vieira.

As inscrições e mais informações estão disponíveis no site http://mostracienciacao.sombrio.ifc.edu.br/. A 3ª Mostra Cienciação acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro, no Instituto Federal Catarinense – IFC.



Notícias relacionadas