Liberados R$600 mil para desassoreamento da Foz do Rio Mampituba



A prefeitura de Passo de Torres já tem disponível o recurso de R$600 mil para as obras de desassoreamento da Foz do Rio Mampituba. No final de semana, o governo do Estado liberou o montante para realizar o trabalho que permitirá que as embarcações possam entrar e sair com segurança.

A conquista é resultado de esforços dos últimos meses da Administração Municipal, em parceria com um deputado estadual junto ao Governo do Estado. O convênio entre o Estado e a prefeitura permitirá a contratação de uma empresa especializada para realizar a manutenção periódica para o desassoreamento da foz do Mampituba, que seguidamente fica comprometida pela erosão e pelo acúmulo de sedimentos. “A obra beneficiará os pescadores que utilizam o rio como via de acesso ao mar, aquecendo a nossa economia pesqueira”, salienta o prefeito Valmir Rodrigues.

Segundo o prefeito, esta é uma demanda antiga da comunidade. Atualmente, cerca de 700 famílias dependem da pesca artesanal no município e contribuem com a produção de 5,2 toneladas de peixes ao ano. “Essa obra vai garantir a preservação do meio ambiente e a melhoria das condições de navegação, beneficiando essas famílias que vivem da pesca artesanal”, finalizou Rodrigues, agradecendo ao governador Jorginho Mello.

Também participaram da articulação para angariar os recursos do convênio o vice-prefeito Altemir Cardoso, o secretário municipal de Pesca, Ademilson Batista e os vereadores Jaci Anacleto e Paulo Eduardo Miranda Rodrigues, que participaram das reuniões que antecederam a liberação da verba.



Notícias relacionadas