Laqueadura e vasectomia estão disponíveis para o sombriense



A Secretaria Municipal de Saúde de Sombrio dispõe de diversos serviços de planejamento familiar, um conjunto de ações para a orientação de homens e mulheres quanto ao uso de métodos contraceptivos e a prevenção de uma gestação não planejada.
Dentre estas ações, estão a distribuição de preservativos, pílulas anticoncepcionais e a disponibilização de laqueaduras para as mulheres e vasectomias para os homens.
Estes procedimentos, que já foram de difícil realização no passado, devido aos pré-requisitos exigidos por lei, hoje, são acessíveis e de fácil realização. Com a nova lei, a idade mínima para a realização dos procedimentos passou para 21 anos. Para aqueles com idades entre 18 e 21 anos, com pelo menos dois filhos vivos, também é permitida a realização. Todo sombriense que deseje se submeter a um destes procedimentos, deve se dirigir à unidade de saúde de seu bairro e fazer a solicitação.
As gestantes que não desejam engravidar novamente, também podem se beneficiar desta vantagem, desde que procurem a unidade de saúde e realizem o pedido ao menos 60 dias antes do nascimento do bebê. Assim, a laqueadura pode ser realizada no momento do parto, sem a necessidade de uma nova internação.
A vasectomia é um procedimento considerado simples, que não requer internação e leva de 15 a 20 minutos. Após a realização, é necessário usar outro método contraceptivo por pelo menos 90 dias.
Já a laqueadura, é um procedimento cirúrgico, que leva cerca de 40 minutos para ser realizado. Aqui, é feito um corte nas tubas uterinas, impedindo que o óvulo e os espermatozóides se encontrem.



Notícias relacionadas