
Por Luiz Fernando Soares – Guia de Turismo
Enquanto o fórum de Tubarão aposta forte em integrar litorais, interiores e serras, o de Araranguá privilegia a articulação e planejamento das potencialidades locais e a captação de investimentos públicos/privados para a região do roteiro Caminho dos Cânions. Em síntese: o primeiro evento busca “ampliar e diversificar” a governança já existente; o segundo visa “organizar e ativar” uma agenda regional emergente.
Dois eventos — o 3º Fórum Regional de Turismo – IGR Encantos do Sul (em Tubarão/SC) e o 2º Fórum de Turismo – IGR Caminho dos Canyons (em Araranguá/SC) — ocorrem em contextos distintos, mas convergentes: o primeiro em uma região com maior densidade turística consolidada, o segundo em área de turismo em expansão no extremo sul de Santa Catarina.
No panorama nacional, o Brasil tem observado crescimento expressivo no turismo internacional e doméstico — por exemplo: entre janeiro e maio de 2025, o Brasil registrou alta de cerca de 49,7% na entrada de turistas estrangeiros em relação a igual período de 2024 (NegociosSC).
No estado de Santa Catarina, conforme Secretaria de Estado do Turismo, esse fenômeno se acentua: o número de turistas estrangeiros no estado cresceu 66,8% no primeiro semestre de 2025 frente ao mesmo período de 2024 (526.703 visitantes).
Também, segundo pesquisa da Fecomércio SC, na temporada de verão 2024/25 o gasto médio dos grupos de turistas no litoral salgou 41% frente à temporada anterior.
Essa combinação — crescimento de fluxo + aumento de gasto médio — indica que a alta temporada no litoral e regiões turísticas de Santa Catarina se aproxima de forma mais robusta esse ano, o que reforça a relevância estratégica dos dois eventos para articular regiões, serviços e experiências.
INFORMAÇÕES DOS DOIS EVENTOS:
3º Fórum Regional de Turismo – IGR Encantos do Sul
- Local: Tubarão/SC.
- Público-alvo: gestores públicos de turismo, empresários do trade turístico, academia.
- Foco temático: governança regional, inovação, sustentabilidade, articulação entre litoral, interior e serra, inteligência de dados.
- Característica: região com estrutura turística mais consolidada, busca por diversificação e integração de políticas.
- Informações e inscrições: @igr.encantosdoosul
3º 2º Fórum de Turismo – IGR Caminho dos Canyons
- Local: Araranguá/SC.
- Público-alvo: secretários municipais de turismo, representantes regionais, empresários locais.
- Foco temático: consolidar diretrizes, elaborar prioridades regionais, captação de investimentos, ativar agenda da região do extremo sul.
- Informações e inscrições: @igrcaminhodoscanyons
COMPARATIVO DIRETO
- Enquanto o Fórum da região Encantos do Sul parte de uma base mais forte (estrutura, volume de serviços, reconhecimento), o Fórum da região Caminho dos Canyons está em modo de ativação e consolidação.
- O público-alvo de Tubarão tende a abarcar tanto grandes agentes como segmentos em consolidação; em Araranguá o recorte está mais voltado para a articulação local e mobilização regional.
- Tematicamente, o primeiro enfatiza inovação e sustentabilidade como diferencial competitivo; o segundo destaca a priorização, integração institucional e captação de recursos como instrumento de crescimento.
- Em termos de impacto estratégico, ambos são relevantes. O de Araranguá pode desempenhar papel de catalisador para uma região ainda menos explorada, enquanto o de Tubarão atua no refinamento da governança já iniciada.
CONTEXTO DA ALTA TEMPORADA NO SUL DE SANTA CATARINA
- Conforme dados da Pesquisa da Fecomércio SC, na temporada de verão 2024/2025 mais de 54,4% dos turistas no litoral catarinense tinham idade entre 41 e 60 anos (ante 37,9% historicamente).
- Turistas estrangeiros representaram 35,2% do total de visitantes no litoral catarinense nessa temporada, cifra recorde para as pesquisas da Fecomércio.
- O estado de SC registrou entre janeiro e agosto de 2025 um aumento de 66,45% no número de turistas estrangeiros em relação ao mesmo período de 2024 (Gazeta do Povo).
- Entre dezembro de 2023 e março de 2024, a operação de “Estação Verão” de SC registrou cerca de 2,9 milhões de visitantes (estado.sc.gov.br).
Esses indicadores ajudam a entender que a chegada da alta temporada no sul de SC se dará em condições de maior demanda, maior poder aquisitivo dos visitantes e exigência ampliada de qualidade e inovação nos serviços.
Até a próxima matéria !!



