As obras de reconstrução da ponte pênsil de Passo de Torres devem aumentar o ritmo nos próximos dias. É que empresa responsável pela obra receberá o material pesado da estrutura, como cabos, madeira e escadas. A reconstrução começou no final de outubro, mas a chuva prejudicou o andamento. A ponte sobre o Rio Mampituba, que liga o município a Torres, caiu no dia 20 de fevereiro de 2023. A estrutura tinha capacidade para suportar até 20 pessoas, mas estava superlotada no momento da queda.
Após a chegada dos materiais, a reconstrução deverá começar pelas escadas e colocação dos cabos, conforme a empresa Montadora e Construtora Moreira. O investimento é de R$ 701,8 mil, em uma parceria da prefeitura com o governo do estado. “A comunidade está ansiosa por esse momento, já que isso terá um impacto direto em todas as pessoas que contam com essa rota de transporte. Em breve, poderemos desfrutar de uma nova ponte, que será mais avançada e proporcionará maior segurança”, garantiu o prefeito de Passo de Torres, Valmir Rodrigues.
O contrato prevê a entrega da obra até abril de 2024, mas a construtora tem intenção de finalizar a ponte até o final deste ano. Porém, o clima chuvoso pode mudar essa previsão inicial.