O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) vem constantemente ampliando o uso de tecnologias para ações de resgate em diversos ambientes. Agora, em Piratuba, a corporação passa a contar com um sonar para apoiar as equipes de bombeiros nas ocorrências da região, especialmente nas barragens.
A aquisição do equipamento foi realizada a partir de uma parceria com a prefeitura e é considerada de extrema importância pelo tenente André Germanovix, já que o município abriga a usina hidrelétrica de Machadinho, a maior do estado. Além disso, Piratuba também é sede da barragem da usina de Itá, locais que frequentemente registram ocorrências.
O equipamento foi testado pelos mergulhadores na última semana, no Rio do Peixe em Joaçaba, em conjunto com o Instituto Federal Catarinense (IFC), campus Luzerna. Durante o teste, os participantes puderam observar o funcionamento do dispositivo e compreender suas aplicações práticas. A presença do IFC nos testes foi motivada pelo interesse acadêmico em desenvolver uma pesquisa sobre o uso de sonares em operações de busca subaquática. O projeto busca explorar as possibilidades dessa tecnologia em ações de resgate e ampliar o conhecimento técnico-científico sobre o tema.
“A parceria com entre os órgãos é fundamental para viabilizar tanto a aquisição quanto a utilização deste equipamento e o IFC tem contribuído com as equipes de mergulho para melhor compreender a física por de trás do dispositivo e assim otimizar parâmetros para as buscas subaquáticas”, finaliza o tenente.