A Consultoria Legislativa (Conle) da Câmara dos Deputados elaborou página especial sobre fake news em eleições. O material disponível no Portal da Câmara aborda como a sofisticação tecnológica, o uso generalizado de aplicativos e, cada vez maior, de inteligência artificial, impactam as garantias de eleições limpas e em igualdade de condições.
Desenvolvida com o apoio da Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx) da Câmara, a página foi desenvolvida a partir do estudo Guerra eleitoral, fake news e a tentativa de regulamentar o uso da internet, da consultora legislativa Manuella Nonô.
A página explica toda a estrutura de criação e propagação de desinformação nas redes. Aborda ainda como o comportamento de bolha estimula a propagação de notícias falsas e alerta sobre como, sem regulamentação, as novas tecnologias podem ser uma ameaça.
O material ainda mostra como a Justiça Eleitoral tem criado barreiras para esta propagação, com links para os principais produtos criados para informar os cidadãos; e os principais projetos de lei em tramitação que buscam minimizar estes efeitos.