Nosso Whatsapp (48) 99969-9392

Coluna espírita: Onde está escrita a Lei de Deus?

Everton Batista – Centro Espírita Ponto de Luz Chico Xavier – Torres/ RS

Esse foi uma questão que Allan Kardec perguntou aos espíritos, em O Livro dos Espíritos ele faz tal questionamento, no capítulo intitulado da lei divina ou natural Kardec pergunta onde está escrita a lei de Deus? E a resposta foi curta mas transformadora, os espíritos responderam na consciência. Mas Kardec vai mais além e pergunta visto que o homem traz em sua consciência a lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser ela revelada? Resposta é ele a esquecera e a desprezara, quis então Deus que lhe fosse lembrada.

Fazendo uma reflexão referente a esse tema é muito importante salientar que na lei de Deus não há punição, não há a lei de talião, olho por olho e dente por dente, nessa reflexão a lei divina estando na consciência de cada um esse sim é o seu próprio artífice julgador e punitivo, pois quanto mais eleva a consciência de sua moralidade, mais se julga e mais se torna o seu próprio juiz querendo reparar os seus erros.

Lembrando e voltando a saga do êxodo, lembramos que o antigo testamento está repleto de leis punitivas, colocando a figura de Deus sob uma alegoria de um general punitivo e em alguns momentos até tirano, vivenciando a saga de quarenta anos pelo deserto até a cidade de Canaã ao qual Moisés vem a desencarnar pouco antes da chegada do povo onde é hoje o território de Israel. Por isso que naquela região há muita morte em nome de Deus ainda nos dias de hoje.

Essa lei punitiva e até tirana onde muitos matam em nome de Deus caiu dobre terra com a chegada de Jesus, onde Ele mesmo disse. Em Mateus 5:17-18, Jesus disse: “Não quero que vim revogar a Lei ou os Profetas, não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo, até que o céu e a terra passem, nem um i ou um até jamais passar da Lei, até que tudo se cumpra.” Alguns citam esta afirmação para tentar obrigar as pessoas de hoje a guardarem o sábado e outros mandamentos da Antiga Aliança.  

Deixo aqui a reflexão do espírito Miramez, ainda na questão 621 do Livros dos Espíritos que diz que a própria lei de Deus nos ensina que Ele é amor, o desprezo do que temos conosco não é por conveniência. Ninguém, em sã consciência, joga fora o tesouro que possui. Avançamos nesses conhecimentos de acordo com a nossa elevação. Se queres saber mais, procura Jesus, do modo que Ele nos ensinou a procurá-Lo, tomando a nossa cruz e seguindo Seus passos, o que desperta o mais profundo sentimento de Amor.

Muita Paz e Luz.

Compartilhe!