Cadastramento de cães e gatos vai contribuir para identificar impacto na fauna do Parque Estadual de Itapeva



Nessa segunda semana de janeiro, a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo recebeu a equipe do Instituto Nila, liderada pela Dra Edilane Rocha Nicoleite para tratar do levantamento de animais domésticos do entorno do Parque Estadual de Itapeva. O objetivo final é conhecer a influência de cães e gatos na fauna do Parque Estadual de Itapeva.

O Instituto realizará o cadastramento de carnívoros domésticos no entorno de 500 metros do PEVA. Serão cadastrados todos os cachorros e gatos com tutores, animais de rua, comunitário e asselvajados Nestas conversas foram apresentados os principais pontos do Projeto e a metodologia de desenvolvimento. O intuito é o de verificar a quantidade de animais e suas relações com a fauna silvestre e consequente conservação do Parque.

Segundo o Diretor Rodrigo De Rose da Silva, os dados coletados pela equipe contratada pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA), a serviço do PEVA, poderá subsidiar futuramente ações de planejamento de castração no município de Torres. Para tal, será necessário posteriormente realizar um trabalho de sobreposição de dados dos mapeamentos a fim de definir as áreas prioritárias de atuação.

O cronograma da atuação será divulgada nas mídias sociais do Instituto, Prefeitura de Torres e PEVA para que as pessoas possam estar cientes da presença dos cadastradores em suas localidades. Os profissionais estarão devidamente uniformizados, e portando crachá de identificação.



Notícias relacionadas