Numa proposição da Mesa Diretora, a Assembleia Legislativa realizou na noite desta quarta-feira (12) uma sessão especial em homenagem aos 90 anos de instalação da Justiça Eleitoral em Santa Catarina.
Uma história de muito êxito, transparência e lisura nas eleições. O presidente da Casa, deputado Mauro de Nadal (MDB), destacou o trabalho de magistrados, procuradores eleitorais, colaboradores, voluntários e mesários, lembrando a parceria em 2022 entre o Parlamento e o TRE/SC. “Aqui na Alesc promovemos uma auditoria para verificação das urnas eletrônicas. Um crédito de confiança da justiça eleitoral com os parlamentares.”
Nadal afirmou que a onda de desinformação sentida no país teve a resposta do TRE catarinense, que somou organização e seriedade para a boa condução do processo eleitoral. “Em nome dos 40 deputados, nosso reconhecimento pelo trabalho exemplar da justiça eleitoral na transparência e inovação, colocando Santa Catarina sempre à frente dos demais estados brasileiros.”
Ao fazer um breve relato dos 90 anos de história, o desembargador Leopoldo Bruggemann, presidente do TRE/SC, saudou o fortalecimento da democracia. “Sem justiça eleitoral não existe democracia. Quem conhece a história sabe que a justiça eleitoral no Brasil já foi fechada. Por isso, a importância e a alegria por esta homenagem.”
As urnas eletrônicas foram lembradas como um marco no período, além da capacidade demonstradas nas últimas eleições. “O país estava dividido, 37 mil atos administrativos ocorreram nas eleições. Mostramos que temos capacidade, mesmo em momentos turbulentos.”
Placa comemorativa
Liderados por Nadal, os deputados Julio Garcia (PSD), Tiago Zilli (MDB), Mauricio Peixer (PL) e Massocco (PL) entregaram a Leopoldo Bruggemann duas placas comemorativas: em nome do TRE/SC e em seu próprio nome pela condução dos trabalhos nas eleições de 2022.
Ex-presidentes do Tribunal, magistrados e representantes de entidades, como a OAB/SC, prestigiaram a cerimônia.