A maior celebração de fé de Passo de Torres reuniu milhares de pessoas na Festa dos Navegantes, no sábado e no domingo (1 e 2), na Praça dos Pescadores. Com shows, gastronomia e procissão fluvial, o município segue como referência no litoral para a homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, considerada a protetora de todas as embarcações que navegam pelos lagos, rios e mares.
A programação cultural contou com shows gratuitos, além do brique e apresentações da banda marcial e danças. Também teve degustação de peixe à moda pescador, onde o público conheceu mais da gastronomia local.
“A Festa dos Navegantes é sobre fé, turismo e desenvolvimento de Passo de Torres com base na nossa história, origens e cultura. É a identidade do município atraindo milhares de pessoas para as nossas praias e isso é motivo de orgulho”, diz o prefeito, Valmir Rodrigues.
Procissão fluvial
Além da música, o evento contou com momentos de devoção e espiritualidade, com a tradicional procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes. As embarcações acompanharam a imagem da santa pelas águas do Rio Mampituba.
O secretário de Turismo, Paulinho Gaiteiro, afirma que a Festa dos Navegantes superou as expectativas. “É uma tradição que se consolida cada vez mais. O clima de sol, calor e mar claro favoreceu para que o evento tivesse ainda mais participantes”, acredita o secretário.