Artesã representa Timbé do Sul na 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe



Profissional apresentou materiais confeccionados no evento a partir de encontros da Georrota de artesanato.

ASCOM Timbé do Sul, SC

Na última semana aconteceu a 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe. “Esse evento demonstrou a importância que tem esse segmento no setor turístico da Georrota e para os municípios. Por isso damos a atenção necessária e incentivamos a participação nos encontros das oficinas dos grupos de trabalho, que vem acontecendo a um bom tempo”, comentou o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Timbé do Sul, Edemilson Mondardo.

A artesã Rosangela de Oliveira foi a timbeense que representou o segmento no evento. A ideia surgiu a partir dos encontros da Georrota de artesanato. Rosangela participou do grupo com os colegas e gestoras do SEBRAE que incentivaram a iniciativa. “Eu não era artesã. Eu só tinha tido contato com a costura”, contou ela.

Para desenvolver nova habilidades, ela montou uma bolsa de matelassê. Foram diversos encontros realizados até que decidiu-se aplicar uma pintura na bolsa. “Eu pedi ajuda a Marialva C. Crepaldi e em dois encontros ela me ensinou como pintar”, lembrou Rosangela.

Com o tema Timbé do Sul e Geoparque da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, a pintura feita foi sobre as paleotócas, bicho preguiça da megafauna e tatu gigante. “Com este trabalho fui selecionada para pelo grupo para então expor na conferência”, relatou ela.

Assim, de terça-feira até sexta-feira, Rosangela expos e participou em Torres/RS com os materiais produzidos. Conferiram diretores da UNESCO, SEBRAE, participantes da América Latina e Caribe. “Foi muito proveitoso. Após esta conferência nos animamos muito mais. Nosso grupo já apresenta planos para outras feiras, pois o material ficou de alto padrão”, destacou orgulhosa.

Esta visibilidade trouxe alegria e expectativa para a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Timbé do Sul, que viu que a conterrânea tem acreditado nos investimentos realizados pelos cursos da Georrota. “O projeto Georrota está valorizando nosso território e o artesanato ressignifica nossas origens e antepassados, mantendo viva a nossa história. Participarmos com a presença de nossos artesãos também traz visibilidade para o município de Timbé do Sul”, destacou a diretora de Turismo de Timbé do Sul, Ana Paula Rocha.

Ficou interessado sobre a Georrota? Entre em contato com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Timbé do Sul e se informe sobre os projetos.



Notícias relacionadas