186º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades reuniu grande público



A Secretaria de Educação da prefeitura de Torres, em parceria com a Faders, realizou na última quarta-feira, 19 de julho, o 186º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades. O evento, que aconteceu no SESC Torres, contou com o apoio do governo estadual através da secretaria Estadual da Assistência Social e do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede).

O fórum teve como objetivo discutir e propor ações para a construção de uma cultura de acessibilidade universal e o reconhecimento político da diversidade humana no Rio Grande do Sul. Entre os temas abordados, destacou-se a Carteira de Identificação do Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), um documento que facilita o acesso aos direitos e serviços das pessoas com autismo no estado.

O evento foi um sucesso, com a participação de aproximadamente 130 pessoas, entre gestores públicos, profissionais da educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, além de representantes de entidades e organizações da sociedade civil que atuam na área da inclusão e políticas públicas. O fórum também contou com a presença de pessoas com necessidades especiais e altas habilidades, que puderam compartilhar suas experiências, anseios e vivência.

A Faders trata-se de uma Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas, cujo seu objetivo é de promover a inclusão em todos os eixos da sociedade, por meio de ações integradas entre o poder público, a sociedade civil e o terceiro setor. A Faders atua em diversas áreas, como educação, saúde, trabalho, cultura, esporte, lazer e acessibilidade, oferecendo serviços especializados, capacitações, orientações, projetos e programas voltados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e com altas habilidades. Ela também é responsável pela gestão do Sistema Estadual de Informação sobre Deficiência (SEID), que reúne dados sobre essa população no estado, e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEPEDE), que é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador das políticas públicas para esse segmento.

“A inclusão é um valor fundamental para a nossa sociedade e para o nosso desenvolvimento. Incluir significa reconhecer e valorizar a diversidade humana, respeitando as diferenças e promovendo a participação de todos. Incluir significa também garantir o acesso à educação, à saúde, à cultura, ao trabalho e aos direitos de cidadania. Incluir significa construir uma sociedade mais justa, solidária e democrática. Fizemos isso todos os dias e não vamos parar, vou lutar sempre por uma Torres mais inclusiva”, enfatizou o prefeito Carlos Souza.

Participaram do evento o prefeito de Torres, Carlos Souza, os secretários de Educação, Alexandre Porcatt; de Saúde, Suzana Machado; de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges; a vereadora, Carla Daitx; o presidente da Faders, Marcos Lang; representando o secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Clairton Pivoto; representando a 11ª CRE, Sandra Koch; e representantes dos municípios de Mostardas
Capão da Canoa, Torres, Terra de Areia, Passo de Torres, Balneário Pinhal, Osório, Cidreira, Três Forquilhas, Arroio do Sal, Tramandaí, Porto Alegre, Imbé, Mampituba, Santo Antônio da Patrulha e Três Cachoeiras.



Notícias relacionadas