Operação Hórus: Polícia Militar apresenta dados do 1º semestre



Desde abril de 2020, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realiza na faixa da fronteira do Extremo-Oeste do Estado, a Operação Hórus. Esta é uma ação permanente e realizada em parceria entre Governo Estadual e Federal, com ações voltadas à fiscalização na fronteira do país.

Com isso, o enfrentamento dos crimes transnacionais vêm sendo realizado de forma simultânea e contínuo em toda a faixa da tríplice fronteira brasileira, com a participação e apoio de todas as instituições de segurança pública da região.

O 9° Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (CRPM/Fron), por meio do 36° Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron) e do 11° BPM/Fron, realiza diariamente operações com guarnições policiais exclusivas para atuação na área das divisas com Argentina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Só no primeiro semestre de 2023, foram flagradas 116 ocorrências de contrabando e descaminho, sendo apreendidas mais de 11,5 mil garrafas de vinho sem os devidos desembaraços aduaneiros. Mais de 1.700 litros de agrotóxicos agrícolas, que são de uso proíbido no Brasil, foram retirados de circulação.

Já nas ações contra o tráfico de drogas e armas, foram registradas 30 ocorrências de porte ilegal de arma de fogo, que resultaram na apreensão de 40 armas de fogo e 570 munições. Foram registradas ainda, 60 ocorrências de tráfico de drogas, totalizando mais de 2,7 toneladas de drogas e 2 mil comprimidos de ecstasy apreendidos.

 

Além disso, foram cumpridos 134 mandados de prisão e 100 pessoas presas em flagrante delito praticando crimes transfronteiriços.

Os esforços diuturnos e conjuntos visam constantes ações de polícia ostensiva e da preservação da ordem pública, voltadas à redução dos delitos fronteiriços, garantindo a segurança da sociedade local.



Notícias relacionadas