Nosso Whatsapp (48) 99969-9392

Binômios de seis estados participam de certificação de busca e salvamento em SC

Entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro, está sendo realizada em Itajaí a Certificação Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães em Área Urbana. A atividade, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e pela LIGABOM (Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares), integra as comemorações pelos 99 anos da corporação.

O encontro reúne binômios (cão e condutor) de diferentes estados brasileiros, com representantes dos Corpos de Bombeiros do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, além das equipes de Santa Catarina. Durante os seis dias de programação, os participantes são avaliados em provas práticas e também participam de palestras ministradas por especialistas.

Etapas da certificação

Esta edição reúne 24 binômios. As provas estão divididas em três etapas principais:

  • Habilidades fundamentais: realizadas na terça-feira, 30, com exercícios de obediência e destreza.
  • Busca de vítimas vivas: realizada nesta quarta-feira, 1º, em cenário urbano de aproximadamente 1.500 m², onde duas pessoas simulam vítimas a serem localizadas em até 20 minutos.
  • Busca de vítimas em óbito: programada para quinta-feira, 2, com a mesma dinâmica de busca, porém com simulação de restos mortais.

Segundo o major Alan Delei Cielusinsk, presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, os cenários projetados fazem a diferença no momento da avaliação: “A busca urbana precisa acontecer em um ambiente que replique um desastre. Por isso, foi criada uma condição urbana com simulações de casas, veículos e obstáculos. Isso é fundamental para preparar as equipes para situações reais, como vimos recentemente nas enchentes no Rio Grande do Sul, onde também atuamos”, destacou.

Compartilhe!