
Agentes culturais participaram da escuta pública sobre a distribuição dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, em Passo de Torres. A reunião ocorreu na noite de segunda-feira (9), no Centro de Eventos, e contou com a presença da diretora de Cultura de Torres, Mini Lages, entre outras autoridades.
O diretor de cultura de Passo de Torres, Jaime Batista, apresentou as diretrizes para a aplicação dos R$ 115.317,69 destinados ao Ciclo 2. O valor será investido de forma estratégica, com decisões construídas em conjunto entre o Departamento de Cultura e a sociedade civil.
Distribuição de recursos
Ficou definido que 30% do valor total será destinados às áreas periféricas – regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), territórios rurais e locais com pouca presença de espaços e equipamentos culturais públicos. A cultura popular será o destaque nessas regiões.
Até 12,5% serão utilizados como subsídio para espaços culturais. Ainda haverá editais específicos para a Literatura, incluindo edição de obras e outras iniciativas voltadas ao fortalecimento da produção literária local.
As diferentes expressões culturais poderão concorrer a 15% do valor e 30% serão aplicados na aquisição de bens e manutenção do Grupo de Arte e Cultura de Passo de Torres. Por fim, 5% dos recursos serão reservados para os pareceristas, garantindo uma análise qualificada e transparente dos projetos.
Também será analisada a possibilidade de protagonismo da juventude nos editais e nas ações do Grupo de Arte e Cultura.



