
Em Balneário Gaivota, a luta contra a Dengue e a Febre Chikungunya ganha força com a atuação incansável dos agentes de endemias e agentes de Saúde. Percorrendo a cidade com dedicação, esses profissionais desempenham um papel crucial na detecção precoce e eliminação de potenciais focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas doenças que tanto preocupam a saúde pública.
O trabalho dos agentes vai além da simples identificação de locais propícios à proliferação do mosquito. Eles atuam como verdadeiros educadores em saúde, levando informações essenciais à população de Balneário Gaivota sobre as formas de prevenção. Através de conversas porta a porta, distribuição de materiais informativos e orientações personalizadas, os agentes de endemias e de Saúde, conscientizam os moradores sobre a importância de eliminar água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas e outros recipientes que possam acumular água.
Município tem 146 focos registrados
Os trabalhos de prevenção continuam nesta semana com ações no bairro Itapuã. Atualmente Balneário Gaivota está com 146 focos e há casos registrados chamados Autóctones (contraídos no município ) e Alóctones ( contraídos fora do município).
A situação é preocupante e a secretaria da Saúde está fazendo o possível para conter, porém a população precisa estar consciente de que 90% dos focos estão nos pátios das residências, 10 minutos diários para vistoriar pode eliminar criadouros do aedes aegypti.
Fotos: Vigilância Epidemiológica



