
Na noite de segunda-feira (31/03), o Centro de Eventos foi palco da entrega de prêmios de Trajetória Cultural, destacando os contemplados dos projetos aprovados no Edital de Chamamento Público 03/2024.
O prefeito Valmir enfatizou a importância dos recursos oriundos do Ministério da Cultura e também das melhorias que o Centro de Eventos terá, que serão de responsabilidade do Departamento de Cultura da SMEC. Jaime Batista fez um resumo sobre as ações culturais em Passo de Torres, enaltecendo os editais de fomento, que incluirão também um edital de recurso próprio através do Fundo Municipal de Cultura.
Os recursos, no valor total de R$ 109.506,29, são provenientes do Fundo Nacional de Cultura, por meio do Ministério da Cultura – Governo Federal, em parceria com o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Passo de Torres.
A comissão avaliadora selecionou os contemplados com base nos critérios da Lei nº 14.399/2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O objetivo é fortalecer a cultura em todo o país, reconhecendo e apoiando artistas, grupos e iniciativas culturais que contribuem para a identidade e expressão da nossa comunidade.
Estavam presentes na mesa das autoridades o prefeito Valmir Rodrigues, a vereadora Karini Lummertz Colares; a secretária de Educação e Cultura, Janaina Silveira Scheffer; e o diretor de Cultura da SMEC, Jaime Batista. Também estavam presentes secretários, conselheiros do Conselho Municipal de Política Cultural, artistas, escritores, artesãos, dançarinos, entre outros.